terça-feira, 29 de novembro de 2011

DE OLHO NO GOVERNO Ministério da Saúde vai lançar programa de tratamento para dependentes químicos

Chico Macena e a Frente Parlamentar de Combate ao Crack da Assembleia Legislativa estiveram em Brasília, nesta teça-feira (05/06) com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir  o programa de tratamento de dependentes químicos, que será lançado. Durante a reunião, o vereador defendeu um projeto especial para a Cracolândia. “A dependência de drogas tem levado a desestruturação das famílias, é um problema que atinge a todos, por isso, precisamos que um programa seja colocado em prática com urgência”, destacou Chico Macena.
Segundo o Ministro, o programa será integrado ao de assistência social e tratamento de dependentes químicos para atender as diferentes realidades. O projeto prevê políticas de acolhimento, internação e tratamento assistido. O Ministério vai disponibilizar consultoria nas ruas, Unidades Móveis, que darão primeiro passo para o tratamento. Padilha afirmou que após acordos do ministério com a prefeitura, a região da Cracolândia será beneficiada. Dentro do programa consta a possibilidade de parcerias com entidades (comunidade terapêutica) no acolhimento e ajuda a re-inserção social.
O Ministério também pretende implantar unidades de residência terapêutica, que possibilitará uma interação prolongada aos pacientes que necessitam. O governo federal aumentará a verba do SUS para o tratamento de dependentes químicos de R$ 57 para R$ 200,  desde que as unidades de saúde conveniadas se comprometam a ampliar o número de leitos.
O programa também contará com a parceria do Ministério da Justiça para o combate ao tráfico e do Ministério do Desenvolvimento Social para implementação de  políticas de assistência e inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...